Natal no Parque tem decoração sustentável

 In Destaque, Noticias, Sem categoria

 IMG_7944_compressed_compressed

Sucatas e materiais disponíveis na natureza são transformados em adornos para a decoração natalino do Parque Histórico de Carambeí.

Galho seco, cascas de árvores, arame, livros antigos, juta e peças que muitas vezes são descartadas como lixo podem ser aproveitadas e transformadas em objetos decorativos. Com muita criatividade cerca de 15 voluntárias estão reciclando materiais para fazer a ornamentação do Parque Histórico para o Natal.

Em anos anteriores a instituição investiu na compra de peças decorativas e para este Natal no Parque a equipe de voluntárias, com muita criatividade, estão reaproveitando tudo e fazendo um novo adereço. Conta Hilly Greidanus que participa da equipe desde as primeiras edições do evento natalino. “O Parque Histórico investiu muito em material para os eventos anteriores, acumulou muitos objetos, agora estamos reutilizando tudo e aproveitando o que tem à disposição na natureza para confeccionar peças novas”.

 

IMG_7966_compressed

É a primeira vez que Angela Dijkstra participa do grupo de decoração do Natal no Parque e afirma estar gostando muito da interação entre as participantes. “Já tenho experiência em fazer trabalhos manuais e fazer a decoração do Parque está sendo muito gostoso. Eu chego com uma proposta, uma outra pessoa pensa em fazer algo diferente e unimos nossas ideias e construímos uma peça nova. Está sendo um Natal diferente”, relata.

O presidente da Associação Parque Histórico de Carambeí (APCH), Dick Carlos de Geus, fala do compromisso que a instituição tem em preservar o meio ambiente. “Desde a fundação da associação nos preocupamos em não desperdiçar, em reaproveitar materiais e preservar o meio ambiente. Utilizando materiais que são tidos como sucatas e estamos economizando para confeccionar os adornos natalinos. Isto é ecologicamente correto”, explana.

Preocupada com o meio ambiente a instituição abriu espaço dentro do Parque Histórico, o maior museu histórico a céu aberto do Brasil, para projetos sustentáveis. A reprodução da antiga Colônia de Carambehy foi construída com madeira de reflorestamento e dentro desta ala museau uma das construções foi destinada a difundir a silvicultura, atividade ligada ao plantio de florestas. Outro ambiente designado para disseminar a sustentabilidade é o Parque das Águas, nova ala museu da instituição, onde é reaproveitada as águas das chuvas para encher os canais. O espaço do museu, também, conta com um casa projetada para divulgar conceitos sustentáveis, com diversas opções de materiais acessíveis que podem ser utilizados não apenas como decoração, mas para a confecção de móveis.

Serviço:

O Natal no Parque, maior evento natalino dos Campos Gerais, com uma extensa programação será realizado entre os dias 5 e 23 de dezembro no Parque Histórico de Carambeí. Mais informações e a programação completa do evento no site www.aphc.com.br.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support