Evento literário realizado em museu agrada ao público

 In Destaque, Noticias

_MG_7257

A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) com o intuito de incentivar a leitura e o consumo de livros realizou, de 1º a 4 de outubro, a primeira Feira da Leitura do Parque Histórico. O evento literário contou com uma extensa programação cultural para atender cerca de 2 mil pessoas entre crianças, professores e famílias que prestigiaram a feira.

O historiador e coordenador cultural da instituição, Felipe Pedroso, relata que realização do evento literários foi positiva para o Parque Histórico. “O evento agregou valor ao espaço museal, pois este é um dos principais pilares e função da instituição museu ter um fundo social e educativo. É imprescindível abrir o museu para atividades como esta”.

Um diferencial da Feira da Leitura foi a venda de livros em outros idiomas, entre eles haviam títulos em inglês, francês, espanhol e alemão. Também estava a venda a Coleção Imigrantes, que retrata a história da imigração holandesa no Brasil e região, os títulos trilíngue foram publicados pela APHC em português, inglês e holandês durante as comemorações do Centenário da Imigração Holandesa no Brasil.

O evento literário contou com a parceria do Mercado Livros, de Curitiba, que possibilitou a vinda de escritores a feira. Entre os escritores que prestigiaram o evento e atenderam ao público estava Renata Regis Florisbelo, integrante da Academia de Letras dos Campos Gerais e Academia Pontagrossense de Letras e Artes e do Centro Cultural Professor Faris Michaele, que parabenizou a instituição pela realização do evento e por promover o contato entre leitores e escritores. “A iniciativa da feira foi muito boa, compatível com o excelente nível do Parque Histórico de Carambeí, que se consolida, cada vez mais, como um empreendedorismo de fomento cultural, histórico e de lazer. A Feira de Leitura estimula o hábito entre crianças e adultos e aproxima os leitores dos escritores, sendo esta uma grande oportunidade de troca de ideias e da estímulo aos futuros escritores”.

Entre as atividades realizadas a instituição preparou um teatro com fantoches para atender as crianças até os 8 anos, mas durante as apresentações haviam muitos adultos na plateia. “Muito joia a iniciativa do museu em realizar uma Feira da Leitura, nota 10. Trouxe meu neto, Marconi, que é muito ligado em leitura e fiquei emocionado com o teatro de fantoches”, conta encantado o visitante da feira Albert Fokkens.

_MG_7351

 

Teatro de Fantoches

A oficina de quadrinhos Gibi eu quero o meu ministrada pela professora da Escola Municipal Professora Geralda Harms Welberge, Greice Cristina Oliveira, com o auxílio de alguns de seus alunos foi uma das atrações do evento. Os alunos que junto com a professora realizaram a atividade saíram do evento motivados. “A Feira da Leitura foi uma oportunidade para transmitir o conhecimento que adquirimos em sala de aula. Foi uma ótima experiência, pois hoje estamos fazendo uma coisa pequena que nos incentiva a realizar outras atividades no futuro”, expõe Diovana Ribas Amaral, do 5º ano da Escola Geralda.

_MG_6683

 

Oficina de Quadrinhos – Gibi eu quero o meu

O ápice do evento foram as contações de história realizadas por integrantes do Núcleo de Contadores de História de Ponta Grossa. O trabalho realizado pelo grupo estimula no público o desejo de conhecer novas histórias, por tanto a descoberta do prazer na leitura.

_MG_7265

 

Contação de Histórias 

Felipe Pedroso assegura que o evento cultural cumpriu seu propósito e faz planos para as próximas edições da Feira da Leitura. “A comunidade local pela primeira vez pode apreciar um evento literário, não somente com a comercialização de livros, mas com uma agenda cultural e educativa sólida. Para a futuras edições da Feira da Leitura devemos expandir a programação e diversificar os títulos de livros”, finaliza.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support