Paraná de todos os Povos

 In Destaque, Noticias

 

Eduardo (16)_compressed
Foto: Eduardo Abud Limas

Exposição de fotos retrata a cultura das diferentes etnias que fizeram do Estado sua casa.

Para comemorar o mês do folclore a Casa da Memória do Parque Histórico de Carambeí recebe a mostra fotográfica Paraná de Todos os Povos que é resultado da parceria entre a instituição museal e o Centro Europeu de Ponta Grossa, durante a 8ª edição da Festa dos Imigrantes realizada no mês de maio. A exposição de fotos abriu para visitação do público no dia 28 de agosto e segue em cartaz até 15 de novembro, de terça a domingo, das 11h às 18h com entrada gratuita.

A convite da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) alunos do curso de fotografia do Centro Europeu registraram os nove grupos folclóricos que se apresentaram na Festa dos Imigrantes. A parceria entre as instituições teve o intuito de reproduzir os diferentes elementos que compõe a cultura de cada etnia representada na festividade.

No evento, utilizando da dança folclórica os grupos mostraram ao público suas tradições, suas crenças e divulgaram a rica cultura dos diferentes países que colonizaram o Estado. A mistura de todas as etnias que imigram para o Brasil e aqui se estabeleceram formam deste Estado o ‘Paraná de Todos os Povos’.

A ligação entre o folclore e a cultura de uma comunidade é muito forte, são os costumes de um povo representado por meio dessa manifestações, relata o historiador da APHC Felipe Pedroso. “O espaço foi aberto para esta mostra com o intuito de celebrar o mês do folclore e retratar por diferentes percepções a pluralidade étnica e cultural do Estado. A ação também contribui para fomentar a pratica da fotografia como arte”.

Foram tiradas mais de 2 mil fotos, destas pré-selecionadas 700 e foram escolhidas para a exposição 30 fotos. Para a seleção das fotos o Parque Histórico contou com a curadoria do fotografo Rodrigo Covolan, do coordenador do curso de fotografia do Centro Europeu Marcelo Pereira Leite e do historiador da APCH Felipe Pedroso. Todos os grupos foram representados, alguns dançando e outros por meio de elementos característicos de cada cultura. Marcelo Pereira Leite afirma que a oportunidade dada pela instituição museal é um incentivo a carreira e ao estudo de fotografia dos alunos. “Em tão pouco tempo de curso ocorrer uma oportunidade dessas, de expor seus trabalhos, faz com que o aluno desde o início tenha a responsabilidade de realizar boas fotos”, finaliza.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support