Parque Histórico de Carambeí dedica espaço a mulher

 In Destaque, Noticias

1 (7)

Associação Parque Histórico de Carambeí está resgatando a história de mulheres que contribuíram para o desenvolvimento de Carambeí

A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) fará uma releitura da importância da mulher na construção e consolidação da ‘Colônia de Carambehy’. A instituição trará a estas mulheres o protagonismo que lhe é merecido e terá um espaço dedicado a elas, pois mesmo sendo uma sociedade patriarcal estas mulheres desempenharam um papel importante, seja: na igreja, na educação, na criação dos filhos e nas demais tarefas cotidianas.
Existe, hoje, a emergência de uma nova museologia e o Parque Histórico sempre esteve atento a essas estruturas teóricas no processo de musealização de suas coleções e acervo. Pensando nisto, a APHC, com o ‘Espaço da Memória Feminina‘, pretende resgatar e preservar a história das mulheres, em um ambiente que será montado no piso superior da Casa da Memória, do Parque Histórico de Carambeí. O local será ambientado com fotos de mulheres da comunidade, de todas as etnias, utensílios e pertences pessoais.
O historiador a Associação, Felipe Pedroso, com a criação do ‘Espaço da Memória Feminina’ propõe contar a história destas mulheres que desempenharam atividades essenciais no início da imigração em Carambeí. “Reescrever a narrativa da formação histórica do município dando o devido protagonismo à figura da mulher é algo imprescindível. A mulher imigrante teve um papel fundamental no crescimento da colônia e é isso que nós queremos mostrar, suas vivências, experiências e seus espaços de ocupação”.
A APHC pede a todos que colaborem para montar o ‘Espaço da Memória Feminina’ e tragam fotos, que serão digitalizadas, e doem a instituição utensílios pessoais que pertenceram a mulheres da comunidade.

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support