Parque Histórico recebe selo ambiental por neutralização de carbono

 In Destaque, Noticias, Sustentabilidade

Buscando atuar sempre de maneira sustentável, o Parque Histórico de Carambeí (PHC) promoveu a neutralização do carbono emitido em suas atividades. Com o plantio de 3.000 árvores, a instituição recebeu o selo Carbono Neutro, concedido pelo Instituto de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes. A certificação é entregue a instituições e pessoas que compensem sua própria geração de carbono.

Para o cálculo da quantidade de árvores a ser plantada, o Instituto Chico Mendes realizou estudos que identificaram quanto foi produzido de dióxido de carbono (CO2) pelas atividades do PHC. O resultado analisou a emissão de CO2 ocorrida nas atividades de construção do Parque e da Festa do Centenário da Imigração, quando houve grande movimentação na instituição.

O relatório apontou que o PHC emitiu 369,27 toneladas métricas de CO2, o que demandaria o plantio de aproximadamente 2.950 árvores, número que foi atingido em virtude das ações de conscientização ambiental que o Parque promove com estudantes de Carambeí.

Selo Carbono Neutro

A concessão do selo Carbono Neutro faz parte do Programa de Neutralização da Emissões de Carbono(PRONEC), criado há 3 anos pelo Instituto Chico Mendes. O PRONEC tem por finalidade apoiar e desenvolver uma série de ações de combate às mudanças climáticas globais, tanto pelo incentivo a criação de Reservas Particulares do patrimônio Natural (RPPNs), quanto pela quantificação, redução e compensação de emissões de gases de efeito estufa.

A metodologia utilizada pelo Instituto se chama “GHG Protocol” e foi desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI) em associação com a World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).  A ferramenta é recomendada pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão composto por cientistas de todo o mundo que produzem metodologias e relatórios de avaliação das Mudanças Climáticas.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support