Comunidades Holandesas no Brasil preparam atividades para comemorar o centenário da imigração

março 23, 2010 at 1:53 pm | 0 comentários | Brasil Holanda, Noticias | Tags: ,

Os municípios que estão organizando as festividades para a comemoração do centenário da imigração holandesa no Brasil reuniram-se na cidade de Não Me Toque, durante a Expodireto Cotrijal.

Em 2011 será comemorado o centenário da imigração holandesa para o Brasil com uma extensa grade de programação em diversas cidades brasileiras. Participaram da reunião os representantes das colônias holandesas de Não-Me-Toque, Carambeí/PR e Paranapanema/SP e a realização desse encontro durante a feira teve por objetivo possibilitar que os grupos paranaense e paulista pudessem visitar o parque. Durante a reunião, foram discutidas as estratégias para viabilizar a aprovação de um projeto de lei que institua, em nível nacional, o Ano da Imigração Holandesa no Brasil, a organização dos documentos compilando as programações locais, estaduais e nacionais e a agenda dos próximos encontros.

Para o representante do Sr. Dick De Geus, Presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí, o Curador Executivo do Parque, Fabio André Chedid Silvestre “na reunião em Não Me Toque, cada participante apresentou seus programas para celebração da imigração holandesa no Brasil e a construção de um programa conjunto converge os esforços para as comemorações desde já, até o final de 2011. Após a reunião, o sentimento de todos foi da concretização de uma rede entre as comunidades holandesas para a participação de todos em todas as festividades.”

“Nós das comunidades holandesas visitantes, constatamos a importância da presença holandesa na vida brasileira, transformando o belo Município de Não Me Toque, na capital brasileira da agricultura de precisão e a dimensão da Feira Expodireto Cotrijal é internacional, com espaço adequado para uma evento de cultura étnica, muito bem organizado pela vice-prefeita Teodora Berta Souiiljee Lütkemeyer, uma descendente de holandeses tradicionalmente presente na vida das comunidades de imigração holandesa.”

“A contribuição do Parque Histórico de Carambeí será a constituição de um Programa de Patrimônio Cultural, já validado através da Lei Rouanet de Incentivo á Cultura, composto de eventos, impressos, multimídias, além da qualificação de espaços museais e acervos”, completou o Curador Executivo do Parque Histórico de Carambeí, Fábio Chedid.

A próxima reunião das comunidades holandesas está previamente marcada para abril no município de Paranapanema durante as festividades de seu aniversário.

Autor

Núcleo de Mídia e Conhecimento

Somos uma empresa de comunicação corporativa, com base no reconhecimento, organização e divulgação dos saberes corporativos através da comunicação dirigida. O principal objetivo da NMC é atender singularmente cada cliente, com foco em resultados, equacionando os diversos níveis de comunicação empresarial, com os objetivos projetados. Esse post é de responsabilidade do Núcleo de Mídia e Conhecimento.

Comentários